Translate

segunda-feira, 30 de janeiro de 2012

Como usar o baguá


Este é o Ba-guá, utilizado de uma forma simples para fazermos o Feng-shui da nossa casa.

Utilizamos como se fosse um mapa, por cima da planta da casa, colocando o Guá do trabalho alinhado com a porta de entrada. Depois disso, é "esticar" o ba-guá para apanharmos toda a área da casa.


Começando pela entrada:

O hall de entrada é o local por onde pessoas com boas ou más energias passam antes de entrar. 
É a primeira impressão do nosso lar.

O que fazer para que as energias negativas fiquem do lado de fora?
Tudo arrumado! Nada de bagunças por aqui.
  • O ambiente deve ter luz clara e forte.

A porta deve ser aberta com facilidade. Nada de objetos dificultando essa tarefa.

  • Quadros são bem vindos desde que não dêem idéia de solidão nem tristeza.

  • Um pequeno sino de vento de porta, com som suave pode ser colocado na parte de dentro da porta, porque dissipa qualquer energia densa.

Para "limpar" as energias negativas que eventualmente (mesmo sem saberem) seus convidados trouxerem, tenha água (um vaso com flores, uma fonte...) ou imagens sacras.

As plantas dão uma boa energia mas evite aquelas com folhas pontudas em formas de lanças e com espinhos ( agressivas)

  • O capacho deve estar presente, com cores fortes e alegres.

  • Preocupe-se com a aparência da primeira coisa que você vê ao entrar em sua casa: deve ser algo positivo para a nossa energia.

sábado, 28 de janeiro de 2012

Sou verde!


Ahhhhhh... adoro carne! Não consigo ser vegetariana não, gente!
Mas vou diminuindo minha "pegada ecológica" dia-a-dia.

Fui a primeiríssima no meu trabalho a usar as garrafas SIGG.

Depois ofereci um moooonte: maridão, filhota, afilhado, amigos etc.

Agora já existem de várias marcas.

Ajudamos o ambiente (diminuimos o uso do plástico), nosso bolso (essa garrafa só se compra 1 vez) e a nossa saúde (já li coisas assustadoras sobre a água em garrafas de plástico a aquecer nos carros)
BLERGHT  :P

sexta-feira, 27 de janeiro de 2012

Mãe é mãe!

 Ok... estou com o coração apertadiiiiiiiiinho. Hoje fui à reunião do Jardim de infância da filhota. Ouvir as evoluções dos pimpolhos, as propostas de novas atividades, a avaliação individual do desenvolvimento do meu rebento.

Até aí, tudo bem. Fiquei, como sempre, babada na avaliação da minha cria. Mas depois foi sofrimento PURO!!! A apresentação da primária, saber como vai ser a rotina dela, os trabalhinhos de casa, responsabilidades etc... affffff... fiquei só olhando pra educadora e para a auxiliar com vontade que elas tivessem minha filha debaixo das suas asas por mais um tempinho...

Mas eles crescem, né? E a velocidade meteórica! Quem lhes rega os pés enquanto eu durmo??!!
Neste momento ela dorme tranquila. Feliz porque amanhã vai chapinar na piscina e depois ver dinossauros. E é apenas com  isso que ela tem mesmo que se preocupar, porque de certeza, vai "tirar de letra" esta nova etapa. É confiar que estamos no caminho certo, que a orientamos, mimamos e repreendemos nas medidas certas. E que temos debaixo da nossa casa ( e por enquanto da nossa asa) um pequeno projeto de um lindo ser-humano!

Mãe-coruja ou Mãe-galinha??? Tanto faz! Sou ambas assumidíssima e de carteirinha!

quarta-feira, 25 de janeiro de 2012

Memórias de uma salsa..


Tenham calma que ainda não é desta que desisto da minha "veia agrícola".

Lá vou eu todos os dias enfiar o dedo nos meus vasinhos pra ver se têm água a mais ou água a menos ou formigas, ou sei-lá-o-quê!!!
Pois quis o destino e minha alminha decoradora, que pusesse uma plaquinha nos ditos cujos com a data do plantio...
Ora: 8 de Janeiro.... será que ainda não deu tempo de ver nada verde????!!!! Isso é mesmo complicado!

A salsa plantada na jardineira está com uma rede por cima, mas a que sobrou e que foi parar num vasinho - está "ao léu".

Hoje visualizei uns buraquinhos muito certinhos por toda a terra...

AAARRRRRRRRREEEE, que os passarinhos já a descobriram. Grrrrrrr.

Vou aguardar mais uns tempos....  :(

segunda-feira, 16 de janeiro de 2012

Mamã: hoje é dia de quê??

Quando minha filhota começou a tentar entender os dias da semana, fizemos um quadrinho de parede com as atividades do colégio. Um pouco de velcro e ela vai mudando todas as manhãs.



Aquilo deu tão certo, que voltamos a fazer neste ano letivo! Não contem pra ninguém, mas agora isto serve mesmo é para.... MIM!
Meus neuronios não são mais o que eram...
Assim fica mais fácil saber como devo vesti-la e a que horas devo ir buscá-la! :)
Ela adorou fazer comigo... umas horinhs bem passadas de mãe e filha.

Cumplicidade

domingo, 15 de janeiro de 2012

Uma varanda com cheiro e sabor

Que mau Feng Shui estava na minha varanda: plantinhas moribundas, vasos partidos e muita falta de carinho e cuidados. Virei-me para ela no início do mês e aqui está o resultado:


Um limoeiro já com 3 limões - ai...será que serão os únicos que verei??!!! rsrsrsrs


Salsa plantada... os passarinhos já andam de olho. Vou ter que cobrir com uma rede!


Em breve (ou não) serei uma "mulher com tomates"!!!! hahaha


Couve ornamental ( porque os olhos tb comem.)


Alecrim...hummmmm....cheirinho boooooom!


Minha lavanda, linda e cheirosa!  :)


Flores escolhidas pela minha pimpolha - não consegui trazer os "amores-perfeitos" que AMO!


Deste, tenho 2. Cheiram a limão. Pena a varandinha ser pequenininha, senão passaria uns bons momentos por lá! Vamos ver se dá certo. Pra já, alegrou meus olhos e minha alma.

Próximo investimento: espanta-espíritos.... Xexaaaaaaa: viu a indireta??? Aniversário em breve, viu??
Daqueles com som baixiiiiiinho, tipo: bambu??? Que tal??? rsrsrsrs

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Conselhos da Quercos


Com a atual mudança na nossa maneira de estar, ficam aqui as dicas da Quercos para poupar água. O Planeta agradece e a conta da água abaixa!

Em casa:

1. Mantenha a canalização doméstica em bom estado. Chame um canalizador caso as torneiras não parem de pingar ou se verificar a existência de uma rotura.

2. Feche sempre bem as torneiras. Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia.

3. Utilize torneiras de regulação do fluxo de água ou instale dispositivos de redução de caudal.

4. Verifique o isolamento térmico do sistema de distribuição de água quente. Evita o desperdício de água e de energia enquanto espera que a água aqueça.

5. Faça uma leitura regular do contador e da factura da água para controlar os seus gastos.


Na casa-de-banho:

6. Instale autoclismos com dispositivo de dupla descarga. Poderá também colocar garrafas de água com areia no interior do reservatório para evitar enchê-lo na totalidade e reduzir a quantidade de água gasta em cada descarga.

7. Evite fazer descargas desnecessárias, lembre-se que o autoclismo não é um caixote do lixo. Cada descarga gasta cerca de 10 litros de água.

8. Coloque dispositivos de redução de caudal no duche.

9. Tome duches rápidos e evite os banhos de imersão. Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 litros de água, dependendo do modelo do chuveiro e da pressão da água. Feche a torneira enquanto se estiver a ensaboar.

10. Utilize um balde para recolher a água do duche enquanto espera que a água aqueça; pode utilizá-la depois na sanita ou no jardim, por exemplo.

11. Feche a torneira quando está a lavar os dentes ou a fazer a barba. Uma torneira aberta no lavatório pode gastar 9 litros de água por minuto.


Na cozinha:

12. Utilize a máquina de lavar roupa e loiça com carga completa, evitando o desperdício de água e de energia.

13. Se lavar a loiça à mão, não deixe a água a correr continuamente, encha o lava-loiça com a água necessária.

14. Não lave a loiça peça a peça, junte-a e lave-a uma ou duas vezes por dia. Utilize a mínima quantidade de detergente possível para uma lavagem eficaz, diminui a quantidade de água necessária para enxaguar a loiça.

15. Quando cozer legumes, utilize apenas a água suficiente para os cobrir e mantenha a panela tapada; os legumes cozem mais rápido, poupa água e energia.


No exterior:

16. Limpe os pavimentos exteriores a seco, optando por varrer em vez de lavar.

17. Lave o carro com balde e esponja. Evite o uso da mangueira.

18. Aproveite a água da chuva, colocando um reservatório ou uma cisterna na rua. Pode utilizar essa água para lavar o pavimento ou o carro, no autoclismo ou para regar o jardim.


No jardim:

19. Regue o jardim de manhã cedo ou ao início da noite, quando a evaporação é menor.

20. Cultive plantas típicas da sua região, porque estão melhor adaptadas às condições climáticas e utilizam a água disponível de forma mais eficiente.

21. Reutilize água para regar o jardim. Pode usar a água de lavar fruta ou legumes, por exemplo.

22. Utilize o regador, evite o uso da mangueira sempre que possível.

23. Cubra a terra do jardim ou dos vasos com casca de pinheiro ou outros materiais (mulch). Diminui o contacto directo do solo com a luz solar, conservando a humidade da terra.

24. Plante árvores que façam sombra no Verão, reduz a evaporação das plantas protegidas pela sombra.

Na rua:

25. Se detectar uma fuga de água num espaço público, contacte imediatamente a entidade competente.


Para terminar, lembre-se que muitos dos produtos que utilizamos diariamente incluem água no seu processo de produção e distribuição. Pense nisso quando estiver a fazer as suas compras.
Passe a palavra e dê o exemplo, seja na sua casa, no seu local de trabalho ou noutros locais que frequenta. Cada gota de água conta!

domingo, 8 de janeiro de 2012

Novo Blog que eu sigo

Ontem fui à minha varandícula (minúscula) e tive um treco! Minhas plantinhas a precisar de mimo ( no mínimo).

Quando fui dar uma renovada na terra da minha planta favorita, que trouxe de solteira, oferecida pela minha avó (hoje com 99 anos), descobri um formigueiro!!!!!

Uma visita ao Horto, 40 Kg de terra nova (rsrsrs) e muitas plantinhas e agora minha varanda está muito fofa e aconchegante!

Nas pesquisas da net descobri um Blog que fala de uma varanda, animais fofos e plantinhas variadas. Está aí ao lado.

Vamos ver se tenho sorte com meus vasinhos novos :)

S. finalmente passei o atestado de óbito das minhas "Alegrias do lar" Resistiram muitos anos, mas 15 dias fora de casa, no verão, com obras cá dentro e ...pouffffff! :(

sábado, 7 de janeiro de 2012

Detalhes


Porque gosto de cuidar dos detalhes. Mesmo aqueles pequenininhos que ninguém vê. Delícia! :)

domingo, 1 de janeiro de 2012

A nossa mesa de Natal... uma parte dela...


Minha Aletria... deliciosa!


O meu Bolo Rainha 


Esses eu dispensava.... :P


O Pão-de-ló da mãe da C. (Continuo a ter queridas amigas!) :))


Bolo Rei de chocolate


Os marcadores de lugar em lousa, escritos pela mão da filhotinha. Aqui todos participam :)

Ainda sobre o Natal...


Quem tem amigos, tem tudo! No caso: amigas!!! Foram tantas couves que por momentos temi que ao invés do Pai Natal, viesse o Coelho da Páscoa!!! rsrsrsrsr
Sem agrotóxicos!!

D.E.L.Í.C.I.A 

 Tally toma conta pra não vir um gato "regar" as couves!!! :)

 E quando chegaram à nossa casinha, ainda receberam umas "primas" rsrsrsrs... Não... não somos vegetarianos!!
Temos amigas queridas. Obrigada D. e F. .... é que não ficou por aqui.... queijos, chouriços caseiros...hummmmmm... lá se vai minha decisão de 2012 de emagrecer..

Ocorreu um erro neste dispositivo