Translate

segunda-feira, 9 de janeiro de 2012

Conselhos da Quercos


Com a atual mudança na nossa maneira de estar, ficam aqui as dicas da Quercos para poupar água. O Planeta agradece e a conta da água abaixa!

Em casa:

1. Mantenha a canalização doméstica em bom estado. Chame um canalizador caso as torneiras não parem de pingar ou se verificar a existência de uma rotura.

2. Feche sempre bem as torneiras. Uma torneira a pingar pode gastar cerca de 25 litros de água por dia.

3. Utilize torneiras de regulação do fluxo de água ou instale dispositivos de redução de caudal.

4. Verifique o isolamento térmico do sistema de distribuição de água quente. Evita o desperdício de água e de energia enquanto espera que a água aqueça.

5. Faça uma leitura regular do contador e da factura da água para controlar os seus gastos.


Na casa-de-banho:

6. Instale autoclismos com dispositivo de dupla descarga. Poderá também colocar garrafas de água com areia no interior do reservatório para evitar enchê-lo na totalidade e reduzir a quantidade de água gasta em cada descarga.

7. Evite fazer descargas desnecessárias, lembre-se que o autoclismo não é um caixote do lixo. Cada descarga gasta cerca de 10 litros de água.

8. Coloque dispositivos de redução de caudal no duche.

9. Tome duches rápidos e evite os banhos de imersão. Um duche de 5 minutos gasta entre 25 e 100 litros de água, dependendo do modelo do chuveiro e da pressão da água. Feche a torneira enquanto se estiver a ensaboar.

10. Utilize um balde para recolher a água do duche enquanto espera que a água aqueça; pode utilizá-la depois na sanita ou no jardim, por exemplo.

11. Feche a torneira quando está a lavar os dentes ou a fazer a barba. Uma torneira aberta no lavatório pode gastar 9 litros de água por minuto.


Na cozinha:

12. Utilize a máquina de lavar roupa e loiça com carga completa, evitando o desperdício de água e de energia.

13. Se lavar a loiça à mão, não deixe a água a correr continuamente, encha o lava-loiça com a água necessária.

14. Não lave a loiça peça a peça, junte-a e lave-a uma ou duas vezes por dia. Utilize a mínima quantidade de detergente possível para uma lavagem eficaz, diminui a quantidade de água necessária para enxaguar a loiça.

15. Quando cozer legumes, utilize apenas a água suficiente para os cobrir e mantenha a panela tapada; os legumes cozem mais rápido, poupa água e energia.


No exterior:

16. Limpe os pavimentos exteriores a seco, optando por varrer em vez de lavar.

17. Lave o carro com balde e esponja. Evite o uso da mangueira.

18. Aproveite a água da chuva, colocando um reservatório ou uma cisterna na rua. Pode utilizar essa água para lavar o pavimento ou o carro, no autoclismo ou para regar o jardim.


No jardim:

19. Regue o jardim de manhã cedo ou ao início da noite, quando a evaporação é menor.

20. Cultive plantas típicas da sua região, porque estão melhor adaptadas às condições climáticas e utilizam a água disponível de forma mais eficiente.

21. Reutilize água para regar o jardim. Pode usar a água de lavar fruta ou legumes, por exemplo.

22. Utilize o regador, evite o uso da mangueira sempre que possível.

23. Cubra a terra do jardim ou dos vasos com casca de pinheiro ou outros materiais (mulch). Diminui o contacto directo do solo com a luz solar, conservando a humidade da terra.

24. Plante árvores que façam sombra no Verão, reduz a evaporação das plantas protegidas pela sombra.

Na rua:

25. Se detectar uma fuga de água num espaço público, contacte imediatamente a entidade competente.


Para terminar, lembre-se que muitos dos produtos que utilizamos diariamente incluem água no seu processo de produção e distribuição. Pense nisso quando estiver a fazer as suas compras.
Passe a palavra e dê o exemplo, seja na sua casa, no seu local de trabalho ou noutros locais que frequenta. Cada gota de água conta!

Sem comentários:

Enviar um comentário