Translate

sábado, 12 de setembro de 2015

Tarde de domingo...ooooops: sábado!

Hoje um pouco sem querer,acabamos ficando por casa... 

O planeado era uma grande caminhada pelo Passadiço do rio Paiva com vários casais de amigos e uma "turminha da pesada" de crianças. Quis o destino (um descuidado ou um criminoso) que o passadiço ardesse... Fica a certeza que diante de tanto sucesso, será reconstruido. Mas quanto tempo levará a natureza a se recompor??

De repente sem planos, tivemos a filhota de uns amigos a brincar cá em casa. A legolândia espalhou-se pela sala antes do almoço. Mas educadinhas que são, antes do lanche já estava tudo arrumadinho e a brincadeira (e confusão) já estava instalada em outro aposento. 


Lanche? Ahhhhhh, sim! Hora de por em prática um delicioso bolo de laranja que caiu muito bem com uma limonada fresquinha. Haja vitamina C!


Receitinha? Lá vai

Ingredientes:

- 4 laranjas
- 100g de margarina
- 250g de açúcar
- 4 ovos
- 250g de farinha sem fermento
- 1 colher (de chá bem cheia) de fermento em pó
- Açúcar em pó (opcional)


Pré-aquecer o forno a 180º.
Raspe a casca de 2 laranjas e esprema o sumo a uma delas. Reserve.

Bater a margarina com o açúcar e depois de bem homogéneo, adicionar uma a uma as 4 gemas, batendo sempre. Adicionar o sumo e a raspa das laranjas. Bater. Acrescentar a farinha e o fermento. Depois de bem batido, envolver com cuidado as 4 claras batidas em castelo previamente. 

Forma de bolo inglês previamente untada com margarina e polvilhada com farinha.

Levar ao forno nos primeiros 15 minutos a 180º. Baixar para 170º e deixar assar ( normalmente mais 30 minutos - teste do palito). A meio do tempo, convém virar a forma para que asse por igual. 

Depois de pronto e ainda na forma, jogar por cima uma calda feita com o sumo de 2 larantas e 3 colheres (de sopa) de açúcar ligeiramente aquecido. Espere que o bolo absorva a calda. Depois de frio, desenformar e, se quiser, polvilhar com açúcar em pó.

Divino para um lanche. As crianças adoraram! 


Sem comentários:

Enviar um comentário