Lenda do Folar da Páscoa
Reza a lenda que,numa aldeia portuguesa, vivia uma jovem chamada Mariana que tinha como único desejo na vida o de casar cedo. Tanto rezou a Santa Catarina que a sua vontade se realizou e logo lhe surgiram dois pretendentes: um fidalgo rico e um lavrador pobre, ambos jovens e belos. A jovem voltou a pedir ajuda a Santa Catarina para fazer a escolha certa. Enquanto estava concentrada na sua oração, bateu à porta Amaro, o lavrador pobre, a pedir-lhe uma resposta e marcando-lhe como data limite o Domingo de Ramos. Passado pouco tempo, naquele mesmo dia, apareceu o fidalgo a pedir-lhe também uma decisão.Mariana não sabia o que fazer. Chegado o Domingo de Ramos, uma vizinha foi muito aflita avisar Mariana que o fidalgo e o lavrador se tinham encontrado a caminho da sua casa e que, naquele momento, travavam uma luta de morte.Mariana correu até ao lugar onde os dois se defrontavam e foi então que, depois de pedir ajuda a Santa Catarina, Mariana soltou o nome de Amaro, o lavrador pobre.
Na véspera do Domingo de Páscoa, Mariana andava atormentada, porque lhe tinham dito que o fidalgo apareceria no dia do casamento para matar Amaro. Mariana rezou a Santa Catarina e a imagem da Santa, ao que parece, sorriu-lhe. No dia seguinte, Mariana foi pôr flores no altar da Santa e, quando chegou a casa, verificou que, em cima da mesa, estava um grande bolo com ovos inteiros, rodeado deflores, as mesmas que Mariana tinha posto no altar. Correu para casa de Amaro, mas encontrou-o no caminho e este contou-lhe que também tinha recebido um bolo semelhante. Pensando ter sido ideia do fidalgo, dirigiram-se a sua casa para lhe agradecer, mas este também tinha recebido o mesmo tipo de bolo. Mariana ficou convencida de que tudo tinha sido obra de Santa Catarina.
Inicialmente chamado de folore, o bolo veio, com o tempo, a ficar conhecido como folar e tornou-se numa tradição que celebra a amizade e a reconciliação. Durante as festividades cristãs da Páscoa, o afilhado costumam levar, no Domingo de Ramos, um ramo de violetas à madrinha de batismo e esta, no Domingo de Páscoa, oferece-lhe em retribuição um folar.
E assim , resolvi arregaçar mangas e fazer o meu primeiro Folar...
Ingredientes:
500g de farinha
30g de fermento de padeiro
1/2dl de leite morno
1 pitada de sal
100g de açúcar
75g de margarina
2 ovos crús
raspas de 1/2 laranja e de 1 limão
1/2 cálice de Brandy
2 a 4 (a gosto) ovos cozidos em água com casca de cebola(para dar cor)
gema batida e pincel para pincelar
amêndoas e açúcas em pó para decorar (opcional)
Dissolver o fermento com um garfo no leite morno. Adicionar 3 a 4 colheres de sopa de farinha (na Bimby 2min, 37º, vel 2). Deixar levedar meia hora (com o copinho a tapar).
Juntar o açúcar, o sal e a margarina. (Bimby: 1min, veloc 3)
Juntar os ovos, raspas de laranja e limão e o Brandy (Bimby: 30 seg, vel 3)
Sempre batendo (Bimby: 3min, vel 3), vá adicionando colheradas de farinha de trigo. Amasse bem. (Bimby: 4 min, vel espiga).
Retire para um recipiente, polvilhe com farinha e cubra com um pano quente, deixando levedar até dobrar de volume (aproximadamente 2 horas).
Separe a massa ao meio e numa superfície polvilhada com farinha faça e rolos entrançando-os depois. Leve a um tabuleiro untado e polvilhado e faça um círculo com a massa entrançada. Os ovos cozidos no meio. Deixe levedar mais 1 hora. Pincele com gema de ovo e (opcional) decore com amêndoas laminadas. Forno médio até dourar (25 a 35 min). Quando esfriar, polvilhar com açúcar em pó.
Boa Páscoa!!!
Sem comentários:
Enviar um comentário